; Luiz Inácio Lula da Silva Atual Presidente do Brasil afirmou, nesta terça-feira (18), que pessoas que possuem problemas mentais tem “desequilíbrio de parafuso” ~ Tetraplégicos Online

AD (728x90)

Luiz Inácio Lula da Silva Atual Presidente do Brasil afirmou, nesta terça-feira (18), que pessoas que possuem problemas mentais tem “desequilíbrio de parafuso”




Recentemente, durante uma reunião em Brasília com ministros e governadores, para tratar de ações para prevenir a violência nas escolas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma declaração que gerou controvérsias e reações negativas de diversos setores da sociedade.

Ao dizer que “A OMS sempre afirmou que na humanidade deve haver 15% de pessoas com algum problema de deficiência mental. Se esse número é verdadeiro, e você pega o Brasil com 220 milhões de habitantes, significa que temos quase 30 milhões de pessoas com problema de desequilíbrio de parafuso. Pode uma hora acontecer uma desgraça”, disse o presidente.


A declaração de Lula foi considerada ofensiva por muitas pessoas, principalmente por aquelas que convivem com algum tipo de transtorno mental ou que conhecem alguém que sofre com essa condição. O uso da expressão "desequilíbrio de parafuso" foi visto como uma forma pejorativa de se referir a pessoas com transtornos mentais, reforçando estigmas e preconceitos que já existem em relação a essa população.


É importante destacar que os transtornos mentais são condições clínicas que podem afetar qualquer pessoa, independente de sua classe social, idade, gênero ou etnia. Essas condições são caracterizadas por alterações do funcionamento do cérebro, que podem levar a sintomas como ansiedade, depressão, transtornos alimentares, transtornos de personalidade, entre outros. É uma condição que deve ser tratada com respeito e empatia, e que requer acompanhamento médico e psicológico especializado.


Ao usar expressões como "desequilíbrio de parafuso", Lula reforça estereótipos negativos que podem dificultar o acesso das pessoas com transtornos mentais aos serviços de saúde mental e à inclusão social. Essa forma de se referir a essas pessoas pode gerar estigmatização, marginalização e exclusão, dificultando a busca por tratamento adequado e a recuperação da saúde mental.


Além disso, é importante ressaltar que o aumento da violência no país não pode ser atribuído exclusivamente a transtornos mentais. Existem múltiplos fatores que contribuem para o cenário de violência no Brasil, como a desigualdade social, o acesso limitado à educação e à saúde, a falta de oportunidades de trabalho e a impunidade.


Portanto, é necessário que a sociedade como um todo se conscientize da importância de combater o preconceito em relação aos transtornos mentais e promover o acesso aos serviços de saúde mental para todos que necessitam. É preciso que as pessoas sejam tratadas com respeito e dignidade, independentemente de sua condição de saúde mental.


A declaração do ex-presidente Lula sobre pessoas com transtornos mentais terem "desequilíbrio de parafuso" foi infeliz e pode ter contribuído para o reforço de estereótipos negativos. É importante que todos nós nos engajemos na luta contra o preconceito em relação à saúde mental e na promoção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.





Escrito por

Um blog que discutirá sobre um assunto que encontra-se esquecido por grande parte da sociedade, "DEFICIENCIA"

 

© 2011/2017 Tetraplégicos Online. Todos os direitos Reservados. Siga-nos Nas redes Sociais